Merchandising no PDV: como melhorar sua estratégia e alcançar melhores resultados

Com tantas mercadorias e marcas diferentes disponíveis no mercado, é preciso criar estratégias para atrair o interesse do consumidor para determinado produto. E que lugar é melhor incentivar uma compra que próprio ponto de venda? Afinal, mesmo com todo o crescimento do marketing digital e da constante presença das empresas na internet, nada substitui a experiência da compra na loja física.

Merchandising significa promover um produto e, no post de hoje, abordaremos como aplicar essa estratégia no ponto de venda, ou PDV.

Continue a leitura do texto para conferir as nossas sugestões!

A importância do merchandising no PDV

Investir em merchandising no PDV é uma maneira de fortalecer a marca, aumentando sua presença e visibilidade. É uma oportunidade de causar impacto visual no consumidor e de deixar impressões duradouras sobre como ele vê o produto.

Por isso, é muito importante ter cuidado na hora de montar essa estratégia para o ponto de venda, a fim de garantir que essa ação possa transmitir a imagem correta, causar a impressão desejada e, principalmente, conquistar a atenção do consumidor.

É preciso ter em mente que sua marca estará competindo com todas as outras do mesmo segmento no PDV, e a estratégia mais acertada pode fazer a diferença entre destacar o seu produto ou fazer com que ele se perca em meio a outras opções.

Colocar itens destinados às crianças em prateleiras baixas e usar materiais recicláveis em produtos de viés ecológico são alguns dos fatores que ajudam a atingir os resultados esperados.

Como definir uma estratégia

Para ter sucesso com o merchandising no PDV é preciso definir boas estratégias. Confira algumas.

Definir o público-alvo

Fica mais fácil criar uma mensagem efetiva se você sabe exatamente com quem está falando. É claro que todo empreendedor conhece bem o seu o público-alvo, mas é preciso investigar também quem é o cliente do ponto de venda.

Proporcionar estímulos adequados

Depois de saber exatamente quem é o seu público-alvo, é preciso entender o que ele deseja. Os estímulos oferecidos nessa estratégia de merchandising — sejam os produtos ofertados em si, ou promoções associadas a eles — devem ser adequados ao público específico que ela pretende atingir.

Calendário de promoções

Uma estratégia importante é levar em consideração datas significativas e comemorativas. Assim, é possível desenvolver ações específicas (Natal, Páscoa, Dia das Crianças etc.).

Envolver diferentes sentidos na experiência

Uma boa ideia ação no PDV é proporcionar experiências sensoriais ao consumidor. Utilizar de sons, aromas e iluminação são maneiras de tornar a ação mais efetiva.

Fazer testes antes de colocar a estratégia em prática

Testar a resposta do público antes de implementar totalmente uma estratégia é uma boa maneira de se adiantar e fazer os ajustes necessários.

Você pode ter estabelecido uma estratégia voltada para o seu público-alvo baseada em pesquisas de opinião ou métricas de vendas, mas só colocando na prática é que vai saber se essa estratégia vai dar certo ou não.

Testar a estratégia também é uma ótima oportunidade de aprender ainda mais sobre o seu público e suas necessidades, observando os resultados, para ajustar as ações baseando-se em dados concretos.

As melhores práticas para o merchandising no PDV

Apesar dessas estratégias de merchandising precisarem de uma certa customização e criatividade para atingirem o efeito desejado, não é preciso partir do zero a cada nova ação.

Veja a seguir algumas dicas de como implementar uma estratégia de merchandising no PDV de forma efetiva:

  • realize uma pesquisa sobre seu público-alvo para conhecer seus hábitos e padrões de comportamento;
  • informe os objetivos da ação de maneira clara (sinalizar o desconto em caso de promoção, por exemplo), para não causar nenhum tipo de confusão;
  • mostre os diferenciais do seu produto ou da sua marca;
  • chame a atenção para o seu espaço;
  • melhore o visual das ações periodicamente, para não ficar desgastado rapidamente;
  • ofereça exclusividade, já que a ideia da ação é se destacar;
  • procure fazer algo diferente e inusitado;
  • acompanhe sempre o resultado das suas ações, medindo e avaliando.

Além disso, pode-se levar em consideração algumas tendências da área. Confira a seguir!

Inovação

Hoje em dia, é muito difícil se destacar sem inovar, seja nos produtos oferecidos ou na maneira como eles são lançados. Buscar estratégias e ações inovadoras, criando novas tendências, pode fazer toda a diferença para superar a competição.

Tecnologia

Se aproveitar do que há de mais novo em tecnologia também é uma maneira de se manter na frente da concorrência e ainda de ganhar em produtividade e eficiência. Além disso, a interatividade com o marketing digital e com as redes sociais já faz parte do dia a dia dos brasileiros.

Investir em softwares modernos, com ferramentas analíticas, gestão de relacionamento com o cliente e outras funcionalidades que podem ajudar a tomar decisões melhores na hora de criar uma estratégia para aumentar as vendas, é uma boa maneira de sair na frente.

Autosserviço

Cada vez mais os brasileiros adotam modalidades de autoatendimento que, além de proporcionarem uma redução de mão de obra para os comerciantes, oferecem maior agilidade e rapidez ao consumidor.

Manter-se atualizado em relação às mais novas tendências e melhores práticas também faz parte da preparação para conseguir estabelecer a estratégia mais efetiva para atingir o público-alvo em uma iniciativa de merchandising no PDV.

Como visto, apostar em merchandising no PDV é uma forma de aumentar a visibilidade da marca, fortalecer a presença e propiciar uma experiência sensorial para o consumidor. Usando todas as estratégias adequadamente, é possível impactar com uma impressão duradoura e influenciar as decisões futuras.

Não se esqueça de partir de dados concretos sobre os hábitos de consumo de seus clientes no estabelecimento, para assim garantir que a ação vai ser efetiva. Lembre-se, ainda, de ficar sempre atento às novas tendências e tecnologias que vão influenciar como os clientes se relacionam com ações de marketing e merchandising, para se manter à frente da concorrência.

Gostou das nossas dicas sobre merchandising no PDV? Já aplicou alguma delas com a sua marca? Deixe um comentário no post e compartilhe a sua experiência com a gente.

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