O mercado em geral está cada dia mais competitivo, exigindo que as empresas tomem medidas para se sobressaírem e serem mais atrativas. Esse processo de inovação colabora para manter a fidelidade do cliente, que é algo extremamente importante.
Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, o crescimento das taxas de retenção dos clientes em apenas 5% pode aumentar os lucros de uma empresa em até 95%.
Quer saber mais sobre esse conceito e como conquistar os seus clientes? Então continue lendo este artigo.
Qual é a importância de investir na fidelidade do cliente?
O ato de um consumidor voltar espontaneamente a se relacionar com uma empresa pode ou não estar ligado à fidelidade do cliente. Esse retorno pode estar ligado a fatores como:
- preço justo;
- agilidade na entrega;
- qualidade do atendimento;
- construção de um bom relacionamento.
Quando uma marca proporciona uma experiência positiva aos seus clientes, combinando vários desses fatores, ela tende a conquistar a fidelização.
Uma prova disso é que certos consumidores podem até preferir pagar um pouco mais caro pelo seu produto quando reconhecem que vale mais a pena do que comprar de alguém que possa gerar algum estresse ou descontentamento.
Sobre isso, uma pesquisa realizada pela empresa PwC Brasil mostrou que o atendimento personalizado pode justificar o aumento em até 23% nos preços de produtos ou serviços.
Por este motivo, vale a pena investir em ações que melhorem a relação da sua marca com os clientes.
3 ações importantes para conquistar a fidelidade do cliente
Conquistar uma porcentagem relevante de clientes fiéis é o sonho de qualquer empresa. Por isso, conheça algumas dicas para começar:
1. Mire na satisfação do cliente
Independentemente do tamanho da sua empresa, para conquistar a fidelidade do cliente, é importante possuir uma qualidade ímpar no seu produto ou serviço e, para além disso, investir na satisfação do consumidor.
Esse é um trabalho de longo prazo que traz resultados duradouros. É importante construir vínculos afetivos.
Esse é um trabalho de longo prazo, feito por meio da construção de vínculos afetivos, que irá trazer resultados duradouros.
Nesse sentido, vale utilizar os dados de compra e de interesse do seu público, para entender seus hábitos de consumo e suas preferências.
A partir disso, é possível seguir mantendo uma comunicação periódica e realizar campanhas personalizadas, trabalhando as preferências de cada cliente.
2. Valorize a fidelidade
Nesse processo, é importante que os seus clientes fiéis entendam que são reconhecidos. Por isso, invista em um plano de ação eficiente para o negócio com ações pós-venda, mapeando o comportamento e as reações do cliente ao longo de todas as etapas, a fim de melhorar sua experiência com a marca. Além disso, quando possível, ofereça também cupons de desconto e cartões fidelidade.
3. Invista em um software de gestão
Contando com um software de gestão, como o CISSPoder, você tem acesso a dados sobre todas as áreas do seu negócio, o que trará insights para auxiliar na conquista da fidelidade do cliente. Veja como o CISSPoder pode ajudar nesse sentido:
- logística: garantindo a eficiência nas entregas, conferência de carregamentos e roteirização de entregas;
- pós-venda: conhecendo o perfil de seus clientes para desenvolver estratégias com o objetivo de melhorar o relacionamento e a percepção que eles têm da sua empresa;
- integração: incluindo acesso nativo e integração a outros softwares, hardwares e serviços do mercado, automatizando a comunicação e troca de informações e transações financeiras.
Que tal começar a mudar as suas estratégias para garantir a fidelidade do seu cliente? Conheça todos os módulos do CISSPoder agora mesmo!