Acompanhar as necessidades, preferências e melhores estratégias de vendas têm sido uma verdadeira necessidade para ter bons resultados e se manter competitivo no mercado. Neste cenário, encontramos a prática de vender por meio do celular, mesmo quando o cliente já está na loja.
O setor de materiais para construção vem investindo e trabalhando em novos meios e tecnologias, sempre com o intuito de proporcionar uma melhor experiência de atendimento e venda e, é claro, melhores resultados financeiros para o negócio. Em razão disso, fazer as suas vendas de maneira assistida e pelo celular tem se mostrado uma tendência.
A seguir, você verá quais são as melhores maneiras e boas práticas para atuar com esse tipo de venda na sua loja de materiais para construção. Confira!
Identificar o seu tipo de público
Para ter resultados satisfatórios ao vender por meio do celular, tudo começa pela definição e entendimento do seu tipo de público. Afinal, somente conhecendo as preferências e necessidades de seus clientes que poderá oferecer o que ele precisa, certo?
Apesar de o segmento ser o mesmo (o de materiais para construção), existem diferentes tipos de lojas e público-alvo. Desse modo, o ideal é procurar saber, antes de qualquer coisa, se essa nova modalidade de venda terá a aderência e os resultados esperados — promovendo um retorno satisfatório sobre os investimentos realizados.
Treinar seus vendedores
Como toda mudança considerável que ocorre na empresa, é preciso treinar os colaboradores para agirem de acordo com o procedimento estabelecido. Nesse contexto, seus vendedores precisarão saber como o sistema funciona, qual é o fluxo de trabalho, como registrar os produtos e finalizar a venda, por exemplo.
Esse é um ponto fundamental para que se ofereça um atendimento de qualidade para os clientes. Assim, consegue-se explorar o potencial da ferramenta da melhor forma possível e criar um diferencial diante dos concorrentes — o que pode ser o ponto-chave para conquistar o público e fidelizá-lo posteriormente.
Assim sendo, além de os vendedores estarem com o treinamento em dia em relação às políticas, à cultura e ao que a empresa espera, também passam a ter conhecimento sobre como utilizar as ferramentas para facilitar o atendimento.
É importante sempre lembrar que os clientes compartilham suas experiências com outras pessoas (sejam elas boas ou ruins). Isso quer dizer que, se sua empresa trabalha com uma novidade e o atendimento supera as expectativas, provavelmente esses consumidores vão divulgar o seu negócio e trazer novos clientes em potencial para a sua loja.
Manter a organização das prateleiras
Para vender por meio do celular de forma bem-sucedida e garantir a satisfação dos clientes, é preciso apostar na melhoria da gestão de estoque e na organização das prateleiras. Assim, deve-se procurar solucionar problemas como de rupturas, que, consequentemente, geram a indisponibilidade dos itens para a venda.
Com essa solução, aliada à reposição atenciosa das prateleiras, o vendedor consegue acompanhar o cliente pelos corredores e fazer o picking dos produtos — fazendo uma espécie de consultoria e ao mesmo tempo registrando os pedidos, o que otimiza o tempo.
Porém, para que se tenha o resultado esperado, deve-se investir em ações para evitar a falta dos materiais nas gôndolas, já que a indisponibilidade de apenas um item pode fazer o consumidor desistir de toda a compra.
Investir em um sistema específico para vender por meio de celular
Atualmente, já existe no mercado uma solução disponível para empresas que desejam vender por meio de celular. Trata-se do CISSGo, uma ferramenta que pode ser acessada pela web e é focada nesse tipo de atividade.
Atualmente, ela substitui o terminal de vendas do ERP e se mostra mais flexível, fornecendo maior mobilidade e auxiliando o vendedor no atendimento aos clientes de forma mais presente e ágil.
O fato de poder caminhar pela loja e demonstrar os produtos para o cliente — sem que seja necessário ir até a máquina para consultar o preço, por exemplo — deixa o atendimento mais rápido e ao mesmo tempo atencioso. Com essa ferramenta, é possível buscar os produtos e aplicar descontos na mesma hora.
Ainda vale destacar que a solução é pensada e desenvolvida para o vendedor (não para o consumidor final).
As vantagens do sistema para as empresas
A principal delas é a diminuição dos custos na empresa. Isso vale tanto para o custo de manutenção de um celular ser menor quanto pela desnecessidade de se investir em softwares como a licença do Windows.
Por se tratar de uma solução disponível na nuvem, também podemos citar a mobilidade, que vai muito além da venda dentro da loja. Com o acesso à internet, o vendedor pode realizar vendas externas — visitando clientes (como obras), elaborando orçamentos, gerando pedidos de fora da empresa, entre outras coisas.
Com isso, a loja passa a atender até mesmo aqueles clientes que preferem evitar ter que ir até a loja física para realizara as compras, oferecendo um atendimento e uma experiência diferenciada.
Isso também se dá por meio da chamada venda assistida, uma vez que o vendedor passa a ter uma proximidade bem maior com o consumidor, acompanhando-o durante toda a sua jornada de compra.
Além do mais, a solução foi criada para ser ainda mais enxuta do que um ERP, sem uma série de perguntas e validações existentes no sistema, com um processo mais simples e rápido — outro fator que tem grande peso sobre a satisfação que o cliente tem em relação ao atendimento oferecido.
Outro aspecto que merece destaque é a possibilidade de realizar a comunicação entre as filiais. Em outras palavras, se a sua empresa tem mais de uma unidade, o sistema permite usar o estoque de outras lojas para concluir uma venda.
Vender por meio de celular ainda não é uma estratégia amplamente adotada por lojas do varejo, incluindo materiais de construção, mas podemos apostar como uma forte tendência para otimizar o atendimento e aprimorar a relação com os clientes. As empresas que resolvem investir nessa novidade vão sair na frente dos concorrentes e atrair a atenção de um público cada vez maior.
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