Você já ouviu falar de neuromarketing? O termo é relativamente recente, mas essa prática é uma das grandes tendências para que empresas conheçam melhor seus consumidores e entendam o que os motiva a tomar a decisão de compra.
Neste post, vamos explicar mais a fundo do que se trata o neuromarketing, como ele pode ser aplicado na prática e de que forma ele contribui para o aumento das vendas. Continue conosco e saiba mais sobre o assunto agora mesmo!
O que é e como funciona o neuromarketing?
Tecnicamente, o neuromarketing é uma área de estudo a respeito de questões básicas da neurociência. O objetivo é obter mais informações a respeito do comportamento dos clientes.
Ele se baseia em análises (físicas e mentais) feitas pela neurociência em diversas pessoas. Com elas, chega-se a conclusões importantes sobre o que afeta as pessoas a ponto de gerar interesse por um produto e até mesmo na hora de decidir comprar.
Trata-se de uma ciência recente, mas que já vem sendo bastante estudada para que se possa entender como o ser humano sente, pensa e toma decisões. Nesse último caso, a ação é feita com base em três gatilhos: a emoção, a razão ou o instinto. Logo, o neuromarketing visa entender como eles são utilizados e influenciam na decisão de compra.
As pesquisas são feitas utilizando várias técnicas que ajudam a monitorar de que forma o cérebro reage a estímulos (cheiro, imagem, texto, entre outros) — e, consequentemente, as reações que uma marca pode provocar com campanhas, por exemplo.
Tudo isso é feito por meio da observação da frequência cardíaca, das ondas cerebrais, do movimento dos olhos, da dilatação das pupilas e das expressões faciais. Analisando os resultados, fica mais fácil entender quais emoções são geradas com cada estímulo — necessidade, desejo, repulsa, entre outros.
Assim, a partir das pesquisas, consegue-se identificar e testar quais estratégias são mais atraentes para o público e têm mais chances de serem bem-sucedidas. Entre as áreas do marketing que podem se beneficiar do neuromarketing, estão:
- branding (gestão e fortalecimento da marca com os consumidores);
- inovação e design de produtos;
- tomada de decisão do consumidor (fator que é crucial para o sucesso de um negócio);
- publicidade (a fim de torná-la mais efetiva);
- experiências online.
Como ele pode ser aplicado na prática?
Existem diversas maneiras de aplicar o neuromarketing em uma empresa. Nos próximos tópicos, explicaremos algumas delas.
Contato visual com anúncios
Diz respeito a estratégias que ajudam a direcionar a atenção dos consumidores para os produtos. Com o foco voltado para os anúncios (sem elementos que podem causar distração), existem mais chances de o cliente absorver a mensagem transmitida.
Utilização de cores
A psicologia das cores consiste em um estudo voltado para entender como as cores afetam a maneira como o cliente se sente. Cada uma delas está ligada a uma emoção e ajuda a transmitir uma mensagem.
Isso significa que escolher uma cor (para um anúncio, por exemplo) que não esteja relacionada à sensação que se deseja passar pode causar conflito no humor do público e até mesmo gerar o efeito contrário.
Criação de títulos para as campanhas
Os títulos têm um papel fundamental para atrair a atenção do público, uma vez que eles são uma das primeiras coisas a serem notadas. Isso quer dizer que é crucial que eles sejam bem elaborados e consigam despertar a atenção do consumidor para a mensagem que será passada.
Storytelling
Storytelling consiste na estratégia de contar histórias (como o nome sugere) em campanhas e qualquer outra forma de comunicação com o consumidor. De acordo com o neuromarketing, essa técnica ajuda a tornar o público mais engajado, já que existe todo um contexto por trás de um produto, por exemplo.
Isso pode ajudar a gerar uma identificação ainda maior com a marca, tornando o relacionamento mais próximo e aumentando as chances de seus clientes se tornarem fiéis à marca e os maiores divulgadores dela.
Porém, é preciso ter o cuidado de contar histórias verdadeiras. Se seus colaboradores ou clientes sabem que na prática não acontece o que é dito, a estratégia pode ter o resultado contrário e prejudicar a credibilidade da empresa no mercado.
De que forma o neuromarketing contribui para aumentar as vendas?
Como visto até aqui, o neuromarketing ajuda a entender, cada vez mais, o comportamento dos consumidores e o que ajuda a aumentar a eficácia dos estímulos direcionados a eles. Isso, por si, já é um grande passo para alavancar as vendas. A seguir, falaremos mais sobre o assunto.
Campanhas mais acertadas
Utilizar os estudos de neuromarketing antes de criar campanhas (ou lançar produtos) é essencial para entender alguns fatores críticos para o sucesso. Dessa forma, se uma análise prévia mostrar que o público não tem interesse ou pode não aceitar determinada forma de comunicação, pode-se realizar correções a tempo.
Assim, as campanhas podem ser lançadas com base no que é mais atrativo, na opinião dos consumidores, e ter uma chance maior se serem bem-sucedidas.
Maior objetividade na relação com o consumidor
O neuromarketing busca, alcançar a objetividade na análise do comportamento e perfil dos consumidores — indo além dos métodos tradicionais que, normalmente, consideram fatores mais subjetivos e que podem induzir ao erro.
Sendo assim, o estudo ajuda a traduzir questões mais complexas, ligadas à emoção, memória e bem-estar, entre outras. Com isso, as campanhas e todo o trabalho voltado para o público-alvo se torna mais objetivo (e com maior assertividade).
Aposta na inovação
Como dito, o neuromarketing é uma ciência nova. Isso quer dizer que as empresas que apostam nessa estratégia podem sair na frente da concorrência e desenvolver uma comunicação totalmente pautada na inovação.
Entender melhor seus consumidores em potencial e o que os leva a comprar é o ponto-chave para conseguir desenvolver campanhas e promoções mais eficazes, que contribuem para alavancar as vendas. Para isso, pode-se contar com o neuromarketing, visto que ele ajuda na compreensão de como o público pensa, sente e age em relação a uma empresa e seus produtos.
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